Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Profissional de informática e Ética profssional

Atualizar-se sempre

Um profissional que trabalha com computadores para exercer sua profissão são muitas e de muitas formas, porém existem aqueles que trabalham criando, atualizando e com manutenções preventivas e corretivas de tecnologias relacionadas apenas com os computadores que são conhecidos como profissionais da área de informática que engloba pessoas formadas em Ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura da computação, técnicos em informática, técnicos em programação de computadores, com isso deve separar os conceitos pelo motivo que essa profissão ainda não possui um Conselho Nacional de Informática, então não possui qualquer fiscalização, regulamentação e o principal o reconhecimento da população brasileira que essa profissão é confiável.
Todas as profissões devem estar sempre atualizadas como medicina, engenharias, arquitetos, professores e etc.. Uma área que tão dinâmica como a informática essa exigência deve ser valida e fiscalizada pela tecnologia estar se atualizando sempre muito rápido.

Aparência profissional

A área de informática e tecnologia da informação como é recente muitas empresas trabalham geralmente em um ambiente informal sem um padrão, o que de certa forma para os funcionários é uma vantagem de mais conforto, porém se for de maneira exagerada pode passar uma impressão ruim de desorganização para os clientes.
Como donos ou funcionários de empresa sempre temos que pensar como clientes para ter uma visão mais ampla de fora para que situações ou atitudes mesmo que sejam simples como um uniforme da empresa sujo ou rasgado passe uma associação negativa da marca da empresa.

Pirataria de softwares

Um dos problemas mais polêmicos e complicados de resolver é a pirataria de softwares, hoje pela facilidade de instalação dos sistemas operacionais e aplicativos pirateados abre uma oportunidade de remuneração para pessoas sem nenhuma qualificação profissional e menos ainda preocupados em se atualizar sobre o assunto pelo motivo que os softwares piratas já vem geralmente completos e atualizados ao ser copiados da internet, mas o que essas pessoas não sabem é o motivo de um trabalho de disponibilização desse material gratuitamente é disseminação de softwares maliciosos combinados dentro dos softwares pirateados, fazendo com que hackers e ou até mesmo empresas tenham controle sobre dados e informações captados de computadores provenientes de usuários comuns e até mesmo empresas de diversos portes.
A falta de conhecimento dessas pessoas faz com que não percebam até mesmo as diferenças entre versões e preços como por exemplo os sistemas operacionais da MS Windows que em versões para usuários residenciais para uso em computadores pessoais como no caso do Windows 7 Basic original que possui um preço acessível e supre a necessidade de um usuário em fazer seus trabalhos, navegar na internet e jogar, dando várias vantagens como atualizações de segurança contra softwares maliciosos, compatibilidade para evolução dos softwares mais recentes, deferentemente do Windows 7 Ultimate que a versão mais completa possuindo todas as funcionalidades que geralmente usuários comuns não utilizam um décimo dos recursos oferecidos em computadores pessoais.
Pessoas que geralmente instalam sistemas operacionais Windows pirateados não sabem dessa diferença entre versões e instalam sempre versões mais completas pensando que sejam melhores, mas não percebendo a ocorrência de mais consumo de processamento e memória do computador do usuário e outros problemas que podem ser com certeza mais sérios como sistemas operacionais e aplicativos possuem softwares maliciosos escondidos então os usuários podem ser atacados digitalmente de várias maneiras como por exemplo roubo de senhas e arquivos, sequestro de todo sistema operacional e arquivos, transformação do computador pessoal do usuário servir como zumbi e disparar ataques distribuídos de negação de serviço mais conhecido como DDoS (Distributed Denial of Service), para alvos aleatórios.
Isto é Lei e um fato Pirataria é crime. O técnico ou a loja vendedora de softwares ou de computadores que já possuem sistemas operacionais ou aplicativos devem possuir uma política clara quanto a esse assunto e conscientizar os clientes alternativas disponíveis no mercado caso não queira comprar um software proprietário, como por exemplo Softwares Open Source, sistema operacional Linux e aplicativos Open Source como o LibreOffice que é um pacote de softwares de escritório com processador de texto, planilhas e apresentações de slide sendo uma alternativa ao MS Office.

Dados do usuário

Um princípio básico para ética profissional para os profissionais de informática é que de qualquer forma é proibida, de qualquer forma, acessar, copiar, visualizar ou excluir os dados do equipamento do cliente.
Devido aos avanços ao longo dos anos os computadores deixaram de ser um equipamento eletrônico comum, principalmente após a acessão dos computadores portáteis como notebooks, tablets e smartphones, sendo hoje em dia uma extensão das nossas vidas pessoais e profissionais. Com a evolução dos dispositivos de armazenamento cada vez maiores hoje é possível gravar grandes quantidades de arquivos.
O Profissional de informática não pode obter copias dos arquivos e mantê-los consigo ou divulga-los publicamente, sempre tratar os arquivos do usuário ou cliente com o máximo de respeito, profissionalismo e imparcialidade.
Recentemente a prática de apoderar-se e compartilhar dados sem permissão virou crime com duras penas judiciais, e por isso mais um motivo para manter a integridade e a segurança dos arquivos de clientes.
O Profissional de informática ou empresa deve ter uma política de backup, para caso o cliente queira saber como vão ser os procedimentos de backup, ter uma explicação correta e qual oi procedimento adotado e sanar qualquer dúvida que o cliente tenha.

Não se deve agir de má-fé

Um bom Profissional de informática nunca deve utilizar-se da ignorância do usuário ou cliente até mesmo criar inoperância de hardware ou software para executar serviços desnecessários.

AUTOR: Emmanuel Siqueira

Postar um comentário

0 Comentários